A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O legado de Rachel Beckwith às crianças (ou um mundo menos egoísta e materialista)*


 


Rachel Beckwith é e sempre será parte da história deste espaço. Ela me acompanha desde os primórdios do Projeto Minuto Positivo, e este será o quarto post que dedicarei a ela. O primeiro foi publicado em julho de 2011 e, de lá pra cá, os veículos de mídia dos EUA não mais deixaram de repercutir a lição que ela nos deixou, mesmo após sua trágica morte. Seu legado tornou-se muito maior do que ela, eu ou qualquer outra pessoa imaginava. Desencadeou uma onda de sentimentos positivos e, mais do que isso, uma mobilização real das pessoas em prol de uma causa humanitária. Onde quer que esteja, Rachel, este blog tem uma dívida de gratidão para contigo, assim como as pessoas que se sensibilizaram com sua atitude...Como bem diz David Hissami, o personagem principal da reportagem, a generosidade de Rachel se tornou parte do nosso DNA.



Para entender melhor este tópico, é preciso conhecer a estória de Rachel, toda ela contada aqui no blog:


Reportagem: James Eng
Foto: charity:water
msnbc.com
http://www.msnbc.msn.com/id/45122345/ns/us_news-giving/#.Trrf9kOF9GU


* Livre tradução resumida

Rachel Beckwith pretendia levantar fundos para uma organização sem fins lucrativos - a charity:water - depois que ficou sabendo que pessoas em outras partes do mundo estão morrendo por não terem à disposição água potável para beber. Para tanto, fundou uma campanha na qual pedia a seus amigos e familiares que dessem como presente, por ocasião do seu nono aniversário, um donativo à entidade.

Seu exemplo aliado à fatalidade de sua morte dias antes de alcançar seu objetivo (e o nono ano de vida), causaram intensa comoção mundo afora - e sua meta de arrecadar 300 dólares foi superada em muito: chegou a US$ 1,26 mihões, com a ajuda de amigos e anônimos do mundo inteiro.

A morte de Rachel também permitiu que outras pessoas vivessem: um dos seus rins foi doado a um homem na Califórnia, o qual demonstrou sua gratidão colaborando com um donativo para a campanha da menina.

A estória também emocionou David Hissami, um analista de internet de 27 anos, residente também na Califórnia. David pensou em potencializar a campanha, criando o site 9th Birthday. O objetivo, segundo ele, era realizar uma ação de longo prazo, de modo a preservar a memória de Rachel Beckwith.

O 9th Birthday não é afiliado ao charity:water ou à página pessoal da mãe de Rachel; tampouco solicita donativos. O objetivo é o de encorajar pais e filhos a seguirem o exemplo da menina: ao invés de pedirem presentes em seus aniversários, que façam pedidos de donativos para a charity:water a seus amigos e parentes. Até o fechamento deste post, 12 crianças já tinham aceitado participar da campanha no site

David diz que não conhece a família de Rachel, mas se sentiu inspirado pelo exemplo dela. "Vejo tanto cinismo lá fora e vendo uma atitude tão nobre de uma pessoa tão jovem...isso realmente mexeu comigo". Ele não tem filhos ainda, mas espera que, quando os tiver, eles também aceitem - assim como outras milhões de crianças - abrir mão dos presentes de 9 anos. "Espero que possamos estabelecer o nono aniversário como uma data em que as crianças possam fazer doações e pensarem um pouco sobre caridade".

A família de Rachel informou, através de um porta-voz, que fica extremamente feliz e honrada por ver as pessoas se sentirem compelidas a fazer alguma coisa e honrarem a memória dela. A mãe de Rachel pretende viajar à Etiópia em julho de 2012 - data do aniversário de falecimento da filha - para conhecer os projetos de água potável que foram implantados pela charity:water com os recursos obtidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário